História da Fundação
A Fundação foi instituída em 1964. É uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem por missão a realização de atividades educativas, culturais e sociais que promovam a sociedade do conhecimento e contribuam para a inclusão social, proporcionando simultaneamente oportunidades de ocupação de tempos livres.
|
SantoTirso (1964) |
Costa Cabral (1975) |
A 16 de novembro de 1974, contando 88 anos, faleceu António Cupertino de Miranda. Portugal vivia tempos conturbados devido à Revolução de 25 de abril de 1974 que trouxe alterações de toda a ordem: políticas, económicas e sociais.
A Fundação que tinha o seu património constituído quase exclusivamente por ações do Banco Português do Atlântico, fica com este reduzido praticamente a nada, devido à nacionalização da Banca ocorrida em 11 de março de 1975.
A Fundação é obrigada a encerrar, por falta de fundos. No entanto, os atuais administradores nunca encararam a hipótese deste encerramento ser definitivo.
O exemplo de vida do fundador e o compromisso assumido de levar por diante o sonho do Dr. António Cupertino de Miranda falaram mais alto. Grandes foram as dificuldades. Mas estas funcionaram como estímulos.
|
Assim, a partir de 1981, começou a reestruturação financeira da Fundação. É também neste ano tão importante de 1981 que o administrador Dr. Alberto Correia de Almeida decide iniciar a criação de uma coleção de papel fiduciário, que iria permitir pensar no futuro Museu do Papel Moeda.
De 1981 em diante, houve um objetivo prioritário: trabalhar, investir e criar receitas de forma a arranjar uma sede condigna e implementar atividades culturais. Foi possível, então, em 1989, adquirir um terreno na Avenida da Boavista, em frente ao belo Parque da Cidade, reservando 10.000 m2 para a sede.
A partir de então, o objetivo passou a ser, além da criação do suporte financeiro, a construção da sede, cujo projeto foi entregue ao Sr. Arquiteto Francisco Braancamp de Figueiredo.
A 1 de abril de 1991, precisamente 10 anos depois da reabertura da Fundação, esta instalou-se na Avenida da Boavista.
A sede, embora já instalada no terreno atual, era então bem mais pequena.
|
Raimundo Macedo (1981) |
Em 1996, a 20 de janeiro, inaugura-se o Museu do Papel Moeda, que é o núcleo diferenciador desta instituição.