Norev
Foi em 1946, numa França em plena reconstrução, que três irmãos Véron (Paul, Josehp e Emile) criaram em Lyon a sua empresa, com o nome de Norev (Veron ao contrário), que fabricava relógios de pulso em plástico sem mecanismo.
O sucesso é tal que os concorrentes desistiram e a Norev não deixou de expandir e diversificar, criando as miniaturas em 1/43 (escala que se tornou importante desde que o inglês Frank Hornby construiu, antes da Segunda Guerra Mundial, carros que acompanhavam a decoração dos seus comboios projectados à escala O).
Norev |
As miniaturas tornam-se, no mínimo, originais, desde o uso de uma matéria nova, o rhodialite, pó de moldar desenvolvido na região de Lyons por Rhône-Poulenc e por Rhodiaceta, que vai permitir realizar miniaturas em plástico matizadas na massa.
Uma revolução que convence rapidamente os fabricantes, Henri Theodore Pigozzi, proprietário da Simca, sendo o primeiro a assinar um acordo para o realização da Simca 9 Aronde. Este imenso sucesso abrirá a porta à Tracção 15/Six, Ford Vedette, Panhard Dyna Z ou o CV 4 que lhe vão suceder. Esta fantástica saga familiar é contada por três autores manifestamente apaixonados por uma história rica de emoções e de modelos.
|
Estes modelos foram apresentados um a um, desde o primeiro (Aronde1951) editado em 1953, até às últimas produções.
Os cartazes permitem revisitar as promoções feitas pela Norev, sendo vistos como um trabalho de referência, indispensável e precioso, de uma Norev de outrora.