Pilen
A primeira série de 10 modelos que a Pilen lançou em 1968-69 tem um look familiar com os carros Fórmula 1 da série Penny-Politoys de 1966.
Estes carros de corrida são de uma escala 1/66 e a Pilen copiou-os apenas com a diferença de serem na escala 1/43. A silhueta geral é correcta, mas os detalhes são grosseiros e a largura exagerada do eixo das rodas classifica-os como brinquedos. A carroçaria e o chassis são em zamac. Os motores, suspensões e o tubo de escape são em plástico cromado. Estes modelos, uma vez remodelados e melhorados, estão em perfeita harmonia com os Grand Prix da Dinky Toys dos anos cinquenta: são construídos na mesma escala.
Pilen |
A Pilen faz miniaturas de carros que são, hoje, considerados os melhores: acabamento, delicadeza no detalhe e na pintura são perfeitos. Infelizmente, a maioria destes modelos têm um certo “déjà vu”: os primeiros, que saíram em 1969, são cópias (Corgi, Tekno, AMT) e os modelos de hoje são na maioria duplicados. Desde 1975, a Pilen reeditou os Dinky Toys franceses com algumas melhorias e algumas mudanças nos detalhes. As rodas são finamente reproduzidas em cada modelo. As partes que abrem funcionam
muito bem. As versões “Rally” diferem-se dos modelos de turismo apenas nos
decalques sem modificações na carroçaria.
|
Disponíveis em toda a Europa, estas séries são bastante baratas e interessantes devido a alguns modelos originais: Indra, Seat 85º spider, Vauxhall SRV, etc..