O Museu do Papel Moeda é parte integrante da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, encontra-se no edifício que é a sede da Fundação. Situa-se na Avenida da Boavista, mesmo em frente ao Parque da Cidade, num edifício de linhas sóbrias e elegantes.
O Museu do Papel Moeda foi construído de raiz a partir de 1994, com o objetivo de expor as coleções de papel fiduciário.
Em todo o edifício houve a preocupação de eliminar barreiras físicas. Há elevador, rampas e WC para deficientes.
|
No piso de entrada, o acesso ao museu é feito através de um amplo átrio, onde se localiza também a receção, o bengaleiro, um auditório com a capacidade para 217 lugares.
Atravessando o átrio e virando à direita, encontram-se a sala de exposição do Papel Moeda, a Sala de Serviço de Educação e as salas de exposições temporárias. Ainda no piso de entrada é possível encontrar um restaurante. |
No piso inferior (piso -1), situam-se o grande auditório e salas multiusos, local excelente para a realização de congressos, palestras, exposições e concertos com orquestra.
A exposição permanente “O Dinheiro e os Transportes” apresenta uma colecção de miniaturas de automóveis, barcos, comboios e aviões e ocupa o terceiro e último piso (piso -2).
A área total de construção da Fundação é de 4.000 m2 em 10.000 m2 de terreno ajardinado e arborizado. Estão afectos ao museu 400 m2.