Plataforma de eLearning de Educação Financeira
Projeto de Educação Financeira "No Poupar Está o Ganho"
O QUE É A EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
Segundo a National Foundation for Educational Research, literacia financeira é a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões efetivas tendo a vista a gestão do dinheiro.
O PROJETO “NO POUPAR ESTÁ O GANHO” entra na sua 14º Edição no ano letivo de 2023/2024!
É um projeto de educação financeira, que tem início anualmente com o ano letivo e que disponibiliza a professores e alunos todos os recursos pedagógicos necessários à sua implementação.
Visa transmitir aos alunos do pré-escolar, ensino básico, secundário e ensino profissional conhecimentos de educação financeira, para que se consciencializem da importância do dinheiro e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis.
Este projeto vai ao encontro dos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e dá resposta à necessidade de formação sentida pelos professores que viram a educação financeira ser incluída no âmbito do curriculum nacional e que se encontra já obrigatória em dois dos três ciclos de ensino básico.
Inclui formação aos professores, visita ao Museu do Papel Moeda e acesso a uma plataforma de e-learning, tanto para os professores como para os alunos inscritos, que disponibiliza todos os conteúdos programáticos (adequados aos diferentes anos letivos e de acordo com o Referencial de Educação Financeira, aprovado pelo Ministério da Educação), formação online, fichas didáticas, planos de aula e filmes de animação temáticos, jogos, entre outros recursos.
E não é só, garante um apoio e acompanhamento constante ao longo da implementação de todo o projeto.
Para ver um pequeno vídeo de apresentação do projeto, clique aqui!
O QUE TORNA ESTE PROJETO DIFERENTE:
- É desenvolvido em diversos contextos: no Museu do Papel Moeda, na Escola, em contexto familiar e on line.
- Dá formação presencial (acreditada) e on line aos professores.
- Disponibiliza conteúdos crediveis que explicam conceitos e temas do Referencial de Educação Financeira, validados pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
- Adota uma politica de monitorização e proximidade com acompanhamento permanente entre o Museu e a Escola.
- Promove a criação de eventos: Dia da Formação Financeira, Global Money Week, Olimpiadas de Educação Financeira, Concurso Final e atribuição de prémios.
- A eficácia do projeto na alteração de comportamentos e atitudes é avaliada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
- Disponibiliza uma plataforma de e-learning com planificação de das aulas e todos os recursos necessários à implementação do projeto.
O QUE PODE ENCONTRAR NA PLATAFORMA DE E-LEARNING:
É uma plataforma responsiva que permite a visualização de conteúdos através de tablets e smartphones com a mesma qualidade que são visualizados no computador, ne escola e em casa.
Alunos e professores têm acesso a:
- Conteudos adaptados aos diferentes anos de ensino
- Centenas de fichas de exercício sobre todos os temas do Referencial de Educação Financeira
- Material de apoio, livros, desafios, regulamentos
- Jogos didáticos on line
- Visita on line ao Museu do Papel Moeda
- Noticias
Conteúdos e ferramentas específicas para professores:
- E-Caderno do Professor
- Ações de formação on line sobre os diversos temas
- Proposta de cronograma para orientação das sessões em sala de aula
- Planos de aula
- Acesso aos resultados das fichas de forma individual por aluno
PORQUÊ IMPLEMENTAR O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
- A educação financeira passou a ser obrigatória em 2018, na sequência da publicação da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania
- Os jovens devem, o mais cedo possível, serem capacitados para a tomada de decisões financeiramente corretas
- O nível de endividamento das famílias portuguesas tem vindo a registar valores próximos dos 130% do rendimento disponível
- A melhor forma de combater o endividamento é através da educação financeira
- Promover o consumo responsável
- Mudar atitudes e comortamentos
- Criar uma nova geração de consumidores
- Incluir a educação financeira nos projetos educativos das escolas promoverá a mudança de visa de todos os envolvidos: alunos, pais e professores