O Museu ajuda a...
Preparação da visita
Pedimos aos professores que preparem a visita dos alunos ao Museu.
Para garantir a eficácia da visita é essencial que os alunos venham motivados. É necessário sensibiliza-los e informá-los do que irão ver no Museu e do tema da visita. O sucesso da visita é tanto maior, quanto melhor for preparada.
Museus e escolas: parceiros para educar
O papel educacional dos museus tem vindo a ganhar importância e reconhecimento. A educação não pode estar limitada à sala de aula e por isso a vinda ao Museu constitui uma oportunidade única para completar a educação formal que a escola proporciona. Estimule os seus alunos com a perspectiva de que é divertido vir ao Museu. Explique muito claramente que no Museu se aprende de maneira diferente da que se aprende na escola. Este, a partir dos objectos que expõe, pode:
- Ensinar a observar
- Despertar a curiosidade
- Estimular o raciocínio crítico
- Facilitar a compreensão de conceitos abstratos
- Desenvolver o sentido estético
- Fomentar a criatividade
O professor deverá abordar, com os seus alunos, as seguintes questões:
1. O que é o Museu do Papel Moeda?
- O Museu está instalado em duas salas de exposição permanente. A sala de papel moeda apresenta a historia do dinheiro de papel em Portugal ,sendo de destacar uma importante colecção de notas onde estão representadas todas as emissões do Banco de Portugal e do Banco Nacional Ultramarino. Poderá ainda ver colecções de todos os outros tipo de moeda de papel: acções, papel selado, cédulas, apólices do Real Erário e lotarias.
- A sala das miniaturas de transportes conta a relação entre o dinheiro e os transportes, sendo estes protagonizados através de uma preciosa e extensa colecção de mais de 5.000 miniaturas de automóveis e ainda outras colecções de barcos , comboios e aviões. O espólio está contextualizado através de filmes, maquetas, viewmasters e quiosques multimédia.
2. Porque é que é importante ir ao Museu do Papel Moeda?
-
O Museu ensina a:
- Observar (aprender a ver) o papel-moeda
- Aprender e compreender a história do dinheiro em Portugal (aprender a partir de objectos e das suas histórias, ter curiosidade, colocar questões, criar massa critica)
- Ouvir (conhecer histórias que o dinheiro conta)
- Reflectir
- Integrar pessoas, desenvolvendo várias competências
- Adquirir literacia financeira e aprender a lidar com o dinheiro de maneira equilibrada e saudável.
3. Qual o tema da visita?
- O Serviço de Educação tem uma vasta programação para o pré-escolar, para todos os ciclos do ensino básico e para o Ensino Secundário.
-
Há dois tipos de atividade:
- Visita única
- Projecto de continuidade (mediante inscrição previa no início do ano letivo)
- Escolha o tipo e o tema da visita e explique claramente aos seus alunos o que podem esperar da visita. O ponto de partida são os objectos expostos. Em cada visita serão dadas pistas para que observem, pensem e falem sobre o que sentem quando no Museu, estiverem em frente aos objectos.
- No Museu, os objectos serão contextualizados e serão propostas interpretações que levam a associações entre o objecto museológico e uma determinada situação que o originou. Há portanto uma contextualização histórica e lugar para que a observação e a imaginação de cada um sejam estimuladas.